lIF

Laboratório de Instrumentação e Fotônica

DESCRIÇÃO DO LIF

O Laboratório de Instrumentação e Fotônica (LIF) atua em P&D e consultoria nas tecnologias fotônica, instrumentação, sensoriamento e sistemas a fibras ópticas voltados para as áreas de energia, biotecnologia, meio ambiente e óleo & gás. Na área acadêmica atuamos no ensino e na formação de recursos humanos na graduação, pós-graduação e extensão.

O LIF é um Laboratório multidisciplinar contando com colaboradores das áreas de engenharia, física e biologia. O Laboratório ocupa uma área de 650 metros quadrados que reúne vários laboratórios em função da multidisciplinaridade de suas linhas de pesquisa: Laboratório de Alta Tensão (Seatac), Laboratório de Fabricação de Redes de Bragg (LabFBG), Laboratório de Biotecnologia (LaBio), Laboratório de Nanosensores e Filmes Finos (LaFif), Laboratório de Instrumentação Optoeletrônica, Laboratório de Sensores a Fibra Óptica, Segmentos de Impressão 3D e de Prototipagem de placas de circuito impresso.

TELEFONE

(21) 3938-8200

LOCALIZAÇÃO

LIF – Laboratório de Instrumentação e Fotônica

Av. Horácio de Macedo, 2030, Bloco I-2000, Sala 036 – Subsolo

Centro de Tecnologia, Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ

CEP: 21.941-598

A EQUIPE DO LIF

O LIF conta com uma equipe permanente formada por professores colaboradores da UFRJ, consultores e funcionários CLT. Adicionalmente a esta equipe, contamos com parcerias de outras instituições e, naturalmente, os alunos, uma equipe variável e que forma a parte mais importante de nossos recursos humanos.

PROFESSORES RESPONSÁVEIS

Marcelo Martins Werneck / E-mail: werneck@coppe.ufrj.br

Regina Célia da Silva Barros Allil /E-mail: reginaallil@coppe.ufrj.br

PROFESSORES E COLABORADORES

Marco Antonio de Lemos Miguel (CCS)

Andrew Macrae (CCS)

Leydi del Rocío Silva Calpa (PENt)

FUNCIONÁRIOS

Paulo Henrique Silva Pinto

Isabel Cristina Cândido de Campos

OS ALUNOS DO LIF

Temos alunos em pesquisa nos níveis de graduação, pós graduação e pós-doc. Esses alunos são da Escola Politécnica (Departamento de Eletrônica e Computação e Departamento de Elétrica) e da COPPE (Programa de Engenharia Elétrica e Programa de Engenharia da Nanotecnologia).