DESCRIÇÃO
O laboratório de Processamento de Sinais da Coppe tem como principais áreas de atuação o processamento digital de sinais, modelagem de dados (supervisionada e não-supervisionada), engenharia de características e análise de dados, sistemas de recomendação, análise de séries temporais, detecção de falhas, fraudes e novidades. A infraestrutura do LPS é composta de 1 sala (310 metros quadrados) com mesanino no segundo andar do Bloco H do Centro de Tecnologiada UFRJ. Nesta sala encontram-se certa de 40 computadores, sendo 10 bancadas de acesso e 30 máquinas de processamento, além de uma área de convívio comum. Nas máquinas de processamento, o laboratório conta com máquinas dedicadas a treinamento de modelos de inteligência computacional equipadas com placas de vídeo, máquinas dedicadas a inferência de modelos de inteligência computacional e máquinas de processamento de alto desempenho. Todas as máquinas estão conectadas em rede e podem ser acessadas remotamente. Outro ponto importante é que o LPS provê sistemas computacionais para consulta de modelos de inferência de aprendizado de máquina por rede. Todas as características supracitadas demonstram a vocação do LPS para inovação em engenharia elétrica e de computação.
Uma outra importante característica do LPS é o seu contato com empresas, realizando projetos de alta relevância, avançando a capacidade de produção da indústria nacional com inovação. Além disso, a equipe do laboratório desenvolveu diversos projetos com empresas de diferentes segmentos, como por exemplo: Petrobras, Eletrobras, Coca-Cola Brasil e Coca-Cola Company, Banco Safra, Banco Santander, Mongeral & Aegon Seguros, Inmetro, Empresa de Pesquisa Energética, OLX, National Instruments, Samsung, Murabei, entre outras.
RAMAL
8205
LOCALIZAÇÃO
Av Athos da Silveira Ramos, 149 Cidade Universitária da UFRJ llha do Fundão Centro de Tecnologia Bloco H sala 220 CEP 21.941-914 – Rio de Janeiro – RJ
PROFESSOR RESPONSÁVEL
José Manoel de Seixas | E-mail: seixas@lps.ufrj.br
PROFESSORES